A Vivência Profissional é um curso de Aperfeiçoamento Profissional, desenvolvido com o objetivo de facilitar a inserção no mercado de trabalho, de alunos e egressos dos cursos técnicos, que não possuam experiência profissional prévia.

 

A Vivência Profissional será desenvolvida em duas partes:

1. Fundamentação Teórica e Instrumentalização para a Prática Profissional, será ofertada no regime de Educação a Distância (EaD), de forma concomitante à Prática Profissional desenvolvida na empresa, e terá duração de 80 horas.
2. Prática Profissional, que corresponde ao estágio, será desenvolvida na empresa concedente. Nela, os alunos irão desenvolver as capacidades técnicas e de gestão abordadas no plano de curso do curso técnico ao qual a vivência profissional está vinculada.

 

O estágio profissional supervisionado na empresa concedente
É a parte da Prática Profissional, com duração mínima de 400 horas, tem por objetivo propiciar a complementação da aprendizagem e a integração do aluno no mercado de trabalho, colocando-o em contato direto com o ambiente de trabalho e com os mais diversos problemas técnicos.


As Vantagens

O Estágio tem as seguintes vantagens:

Para o aluno:
Possibilita a integração entre a Escola e o mercado de trabalho, colocando-o em convívio com situações-problemas, possibilitando a melhoria do aprendizado e a inserção nos meios profissionais e empresariais.

Para a Empresa:
Descobrir jovens talentos. Uma oportunidade de avaliar e preparar o estudante que poderá tornar-se um futuro profissional de empresa, sem necessidade de um longo período de adaptação ao trabalho.

Para a Escola:
Oportunidade de ampliar o intercâmbio entre Escola-Empresa e obter subsídios para organização curricular e conteúdos programáticos do Curso Técnico, colaborando para atender às empresas na formação de profissionais.


Como contratar

A Escola SENAI "Manuel Garcia Filho" dispõe de Coordenador de Estágios para divulgação de vagas, orientação a empresas e alunos, sem nenhum ônus.

O estagiário pode ser contratado, sem vínculo empregatício de qualquer natureza, por meio de Termo de Compromisso de Estágio celebrado entre a Empresa, o Estudante e a Instituição de Ensino.

 

Mais informações podem ser obtidas na própria escola com o Coordenador de Estágio.

Renato Cesar Carreira Apolonio – Orientador de Práticas Profisisonais

Tel. 4070-8986e-mail: renato.apolonio@sp.senai.br

 

Download da Documentação de Vivência Profissional (Estágio)


Informações:

Regulamento do Programa

Cartilha MEC

Legislação - Lei Nº 11.788

 

Documentação para o Início do Estágio

Termo de Compromisso da Vivência Profissional / Plano de Estágio

Aditamento ao Termo de Compromisso para Estágio de Complementação Educacional

 

Documentação para Encerramento do Estágio

Declaração de Horas Estagiadas

Avaliação de Desempenho do Estagiário Pessoal e Técnico

Relatório de Auto Avaliação

Relatório de Atividades Desenvolvidas pelo Estagiário na Empresa

 

Cancelamento do Estágio

Carta Solicitando Rescisão de Estágio

 

Divulgação de Vagas de Estágio

Formulário Modelo de Oferta de Vagas