Desde 2002, a Escola SENAI Manuel Garcia Filho desenvolve importante atendimento a alunos surdos da região do ABCD, em consonância com a demanda local notada por seus educadores e segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde, atualmente, no Brasil, cerca de 10% da população tem algum tipo de deficiência, sendo que deste total, 3% é de deficiente auditivo.

É importante mencionar a língua utilizada pela comunidade surda no Brasil: Libras - Língua Brasileira de Sinais. Com ela, o deficiente auditivo pode desenvolver sua capacidade lingüística utilizando-a como um instrumento facilitador da compreensão do mundo que o cerca. (Decreto nº 5626 de 22/12/05)

 

Os cursos desenvolvidos especificamente para este público são:

Cursos de Aprendizagem Industrial (Assistente Administrativo, Almoxarife, Mecânico de Usinagem, Soldador)

Curso Técnico (Manutenção Eletromecânica)

Novo telecurso (Educação de jovens e adultos para o aumento da escolaridade em nível Médio)

 

Os cursos desenvolvidos para os alunos surdos tem como objetivo proporcionar a capacitação profissional destes jovens, oferecendo-lhes condições de inserção no mercado de trabalho para que possam transformar a sua realidade, pois, além do cumprimeto da cota, o mercado de trabalho necessita cada vez mais de profissionais qualificados,  o que justifica ainda mais a atuação constante da Escola SENAI "Manuel Garcia Filho" na formação profissional dos deficientes auditivos.

 

Venha conhecer o trabalho que o SENAI de Diadema faz com os surdos. Você também vai se encantar.